Prevenção

Santa Maria terá comitê de combate ao mosquito Aedes aegypti

"

Para combater o Aedes aegypti, mosquito que transmite os vírus da dengue, da chikungunya e o zika vírus, a Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica de Santa Maria se reuniram nesta quarta-feira em busca de soluções de prevenção.

Gestantes, zika e microcefalia: especialistas esclarecem as dúvidas mais frequentes

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Selena Michels, um comitê de combate ao mosquito será montado para intensificar ações estratégicas na cidade. Ainda conforme a superintendente, larvas do mosquito já foram encontradas em 75% dos bairros de Santa Maria.

Saiba como se proteger da picada do mosquito Aedes aegypti

– Todos estão sendo monitorados. Temos 196 armadilhas e 296 pontos estratégicos (locais com entulhos e acúmulo de pneus, por exemplo) espalhados pela cidade, que são visitados semanalmente e quinzenalmente. Estamos nos reunindo para organizar ações a serem desenvolvidas em mais locais – afirma Selena.

País começa mobilização para combater o Aedes aegypti, responsável pela dengue, chikungunya e zika

No momento, conforme a Vigilância Epidemiológica, não há suspeita de caso de dengue ou zika vírus na cidade. No sábado, os moradores do bairro Tancredo Neves receberão o mutirão do Dia D contra a Dengue. Das 8h30min ao meio-dia, os agentes de saúde estarão na sede da Associação Comunitária, na Avenida Paulo Lauda, promovendo atividades de conscientização, orientação. Também haverá visita a residências.

Prevenção

A epidemia da dengue e o aumento dos casos de microcefalia no país, associados ao zika vírus, revelam a importância da proteção contra o mosquito Aedes aegypti. A prevenção começa eliminando o mal pela raiz, para impedir que larvas do inseto se proliferem. E pode ser ainda mais eficaz quando associada a outras medidas.

O controle é feito com o extermínio do mosquito, que se desenvolve em locais com água parada. Por isso, é fundamental o envolvimento da população para evitar a proliferação. Para isso, recipientes que acumulam água devem permanecer fechados ou com a boca virada para baixo. Também é imprescindível autorizar a entrada dos agentes de combate à dengue em casa. Eles usam uniforme e são devidamente identificados.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Inmet emite alerta de temporais para a metade Sul do Estado

Próximo

As notícias mais lidas desta quinta-feira

Geral